O que é e onde conseguir uma IDE e um compilador C

Agora que você já assistiu a primeira aula em C e selecionou seu sistema operacional você deve estar se perguntando o que é uma IDE e o que é um compilador, certo?

Existem várias maneiras de se explicar o que ambos são e provavelmente existem centenas de páginas na internet que entram em tantos detalhes que você gastaria horas pra ler tudo sobre o assunto. Eu vou te dar uma explicação simples e direta que lhe fará entender o porquê precisamos de uma IDE e porquê precisamos de um compilador.

O compilador

Você irá notar que escrevendo códigos em C muitos termos vem da língua inglesa e obviamente um computador não consegue “entender” inglês. É aqui que o compilador entre em ação. O compilador é o responsável por traduzir o código fonte(source code) que você escreveu em linguagem máquina, ou seja, uma língua que o computador consegue entender.

Existem várias etapas no processo de compilação, mas por agora apenas se preocupe em entender que o compilador age como um tradutor do seu código C para código máquina.

A IDE(Integrated Development Environment)

Primeiro de tudo saiba que você não precisa de uma IDE para compilar e executar seu código escrito em C, mas sem dúvida facilita muito a vida.

Considerando que você tenha instalado na sua máquina o compilador, uma opção seria escrever o código em C em um editor de texto qualquer e salvar o arquivo com a extensão .c. “Muito comodamente” você poderia abrir a linha de comando(MS-DOS no Windows) e manualmente compilar seu código e depois com um outro comando executar o código compilado.
Mas lembre-se de uma coisa, um editor de texto qualquer(não específico para programar) não possui ferramentas de correção do seu código. Isso quer dizer que se você sem querer digitar uma letra errada ou esquecer de algo, o editor de texto não irá te alertar do erro. Você só irá ser notificado que algo está errado no código quando for tentar compilar o código lá na linha de comando.

O nome Ambiente de Desenvolvimento Integrado não foi dado atoa. Utilizar uma IDE vai te ajudar nos seguintes aspectos:

  • Notifica em tempo real erros de sintaxe
  • Faz sugestões para correção de erros
  • Auto completa códigos
  • Permite “debugar” o programa
  • Altera cores de palavras chaves da linguagem no seu código fazendo-o mais legível
  • O processo de compilação e execução do programa pode ser feito com o click de um botão e o output visualizado diretamente na IDE

Com certeza existem mais, mas estes são alguns. Obviamente que algumas IDEs podem não ser tão completas e não apresentar algumas funcionalidades por isso é muito importante escolher uma que seja completa e de seu gosto.

Certo, já falei demais.

Se você estiver utilizando Windows ou Linux e está seguindo as aulas no Youtube, Code Blocks é um ótimo início. Apenas confira se você está fazendo o download da versão com o compilador já incluso. Será algo mais ou menos assim codeblocks-12.11mingw-setup.exe.

Se você estiver utilizando Mac OS X o Xcode, disponível na Mac AppStore é fantástico e gratuito, mas pode parecer um pouco confuso no começo pra quem nunca programou. Se você não for muito com a cara do Xcode, Code Blocks é também uma opção.

Vídeo instalação Windows com DEV C ++
Vídeo instalação Mac OS X com Xcode

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s